eTwinning 2022/2023
Projeto "Making The World a Better Place"
O professor João Basto dinamizou, na turma do 8.ºC, o projeto eTwinning “Making The World a Better Place”, que acabou por culminar numa articulação entre as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Inglês.
O tema do projeto teve como objetivo o desenvolvimento de valores como o respeito e a tolerância, criando condições para que os alunos debatessem ideias, fomentassem o seu espírito crítico e os seus pontos de vista sobre os Direitos Humanos e a Escola Democrática.
O projeto que foi desenvolvido entre escolas de diferentes países, tais como Portugal, Itália, Sérvia e Turquia, permitiu ainda potenciar o desenvolvimento da língua inglesa (principal língua de comunicação do projeto) e possibilitar que os jovens de nacionalidades distintas comparassem similaridades e diferenças entre países participantes.
Academia Júnior eTwinning - 3.º Ciclo e Secundário
No âmbito do desenvolvimento das atividades da Academia Júnior eTwinning, em resposta a uma atividade proposta, os professores João Basto e Fábio Rosa monitorizaram as turmas do 8.ºA, 8.ºC e do 8.ºD a conceberem vídeos de participação ao projeto “Combate ao Cyberbullying”. Os vídeos elaborados pelas turmas resultaram de uma estreita cooperação com os alunos das turmas do Ensino Profissional do Curso de Multimédia e com a professora responsável pela área técnica, Núria Carriço.
Os vídeos podem ser visualizados nos links abaixo.
Numa competição feita a nível nacional, um dos vídeos realizados acabou por sair vencedor, permitindo que as três alunas que o realizaram, acompanhadas pelo professor responsável, pudessem usufruir de uma estadia de três dias de atividades na DiverLanhoso, na Póvoa de Lanhoso.
Academia Júnior eTwinning: 1.º e 2.º Ciclos
As alunas da Academia Júnior eTwinning (AJE) Iniciados, nomeadamente: Mariana Viseu; Rita Guerra; Matilde Ramos; Mariana Felisberto; Sara Plácido; Leonor Correia; Filipa Centeio; Mariana Pedrosa; Matilde Borda de Água e Daniela Silva, do 1.º e 2.º ciclo, foram premiadas pelo seu trabalho “Combate ao discurso de ódio na internet”.
O trabalho apresentado foi elaborado na plataforma WordWall e resultou num STOP constituído por diversas palavras, escolhidas pelas próprias discentes.
Numa competição feita a nível nacional, as participantes foram premiadas com um dia de atividades, no Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, em Coimbra.