Clube de Pensamento Sustentável - Erasmus+

O projeto “SustainabiliThink Club” (Clube de Pensamento Sustentável) tem a duração de 18 meses, com início a 1 de setembro de 2022 e finalização a 29 de fevereiro de 2024. Neste projeto, além de diversas atividades de índole ambiental e social dinamizadas no Agrupamento, realizaram-se duas mobilidades de professores e uma mobilidade de 12 alunos.

Coordenadores de Projeto:

Prof. João Basto (Coordenador Erasmus+ / E-twinning / Cidadão no Mundo)

Profª. Tânia Nunes (Coordenadora Erasmus+ / Cidadania e Desenvolvimento)

Profª. Paula Belisa (Coordenadora Eco-Escolas)

Prof. José Rui Sá (Coordenador TIC/ CTE/ Academia Cisco/ Academia Digital para Pais/ Líderes Digitais/ Escola Digital)

Breve Descrição

O projeto Erasmus+ “Clube de Pensamento Sustentável” resulta de um projeto eTwinning denominado SustainabiliThink Club”, em que o desenvolvimento sustentável é a premissa principal da candidatura, pretendendo-se a consciencialização da comunidade local, para a necessidade de se promoverem mudanças quanto à sustentabilidade, já que verificamos que os conhecimentos dos alunos no tema não são colocados em prática no dia a dia, por estes não percecionarem o impacto que os seus pequenos gestos podem ter na promoção de uma sustentabilidade global.

Denotamos que a participação em projetos tem motivado os alunos, levado à sua inclusão (no agrupamento e comunidade), conduzido à melhoria dos resultados e à diminuição do abandono escolar (Objetivos do novo Plano de Inovação do Agrupamento) e esta poderá impulsionar o uso das TIC e a fluência no Inglês na inclusão dos alunos estrangeiros.

Notícias

Environmental Changes for Sustainable Schools - Praga

Entre os dias 5 e 10 de junho, as docentes Maria Madalena Tavares, Natella Byerodze e Tânia Nunes deslocaram-se a Praga, na Républica Checa, para participarem no curso de formação “Environmental Changes for Sustainable Schools”, neste curso estiveram presentes docentes de várias nacionalidades: Portugal, Espanha, Itália, Eslovénia e Finlândia.

Durante a semana de formação as docentes visitaram uma quinta pedagógica de permacultura e aprofundaram, in loco, conhecimentos sobre Ecologia e Sustentabilidade.

Climate Change and Global Citizenship Education - Florença

Entre os dias 6 e 10 de novembro, os docentes do AEAZB, João Basto e Nuno Carvalho, participaram no desenvolvimento do curso “Climate Change and Global Citizenship Education”, que se realizou em Florença, em Itália.

Ambas as mobilidades de docentes enquadraram-se no projeto “Clube de Pensamento Sustentável” que preconiza o desenvolvimento de competências relacionadas com a Sustentabilidade, as Tecnologias de Informação e Comunicação e o desenvolvimento da Língua Inglesa.

My Green World - Budapeste

Ainda sob o projeto “Clube de Pensamento Sustentável”, entre os dias 12 e 18 de novembro, doze alunos do Agrupamento, de diferentes anos de escolaridade, acompanhados por três professores, participaram numa mobilidade.

Esta aconteceu em Budapeste, na Hungria e desenrolou-se no âmbito do curso de formação “My Green World”, promovido pela entidade Anatolia Education.

As sessões decorreram juntamente com alunos húngaros pertencentes à escola “Dunakeszi Radnóti Miklós Gimnázium IV. Béla Király Tagintézménye”.