Cidadania e Desenvolvimento
A prática da cidadania subentende um processo participado, individual e coletivo, que apela a que cada um de nós olhe para o meio envolvente, que reflita sobre ele e que, perante problemas individuais ou até sociais atue rumando, passo a passo, para uma transformação social.
A cidadania implica uma maior consciencialização sobre a nossa individualidade, o “eu”, e a importância da inserção de cada um de nós no seio de uma sociedade implicando, para isso, a aceitação e respeito pelo “outro”.
No seu exercício a cidadania traduz-se numa atitude e num comportamento interventivo, tendo como base o respeito pelos direitos, nomeadamente os valores de igualdade, democracia, justiça social, económica e ambiental, nunca descurando que, uma sociedade organizada e evoluída, tem também de saber cumprir os seus deveres.
Em ambiente escolar, enquanto processo educativo, a educação para a cidadania não pretende suplantar o papel da família. Na realidade visa apoiá-la, já que tenciona reforçar os valores morais transmitidos por esta, contribuindo para formar alunos responsáveis, autónomos, solidários, que conheçam e exerçam os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.
Cidadãos mais esclarecidos e estimulados a se reconhecerem e a se aceitarem a aceitarem o outro, tornar-se-ão cidadãos mais capazes nos âmbitos pessoal, profissional e comunitário.
A Escola (a nossa Escola) tem um papel determinante para a formação integral do indivíduo, para a sua inclusão numa sociedade mais justa, solidária e participativa, onde todos obtenham as melhores condições para se sentirem bem e darem o seu contributo, fomentando uma cidadania crítica, interventiva e democrática. Os últimos anos trouxeram dificuldades acrescidas à sociedade portuguesa e ao município de Azambuja. Neste momento, a escola debate-se com desafios provocados por um conjunto de fatores externos, com impacto direto a nível interno: a pandemia COVID-19 e o isolamento obrigatório daí decorrente (que aumentou o abandono escolar e afetou a saúde mental); as situações de conflito na Europa, que diminuiu a qualidade de vida das populações; o aumento exponencial e constante dos alunos estrangeiros e que implicam a criação de condições de acolhimento mais céleres e mais eficazes; a reduzida intervenção de várias famílias no percurso dos seus educandos.
Assim, em todo o Agrupamento de Escolas de Azambuja, considera-se pertinente que sejam promovidas atividades diferenciadas, direcionadas aos discentes dos diversos ciclos de ensino e que promovam a articulação entre diferentes conteúdos e áreas de ensino, bem como fomentem a cooperação e parceria com outras instituições locais, o que só por si, já se torna enriquecedor e fomenta os princípios definidos no PASEO – O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Neste documento de referência para a organização de todo o sistema educativo, vincula-se que, no âmbito dos valores de Cidadania e participação, as crianças e jovens devem “demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivos, tomar a iniciativa e ser empreendedores”.
