Provas e Exames 2026: Calendário da 2.ª Fase, Modelos e Processo de Reapreciação

Informamos toda a comunidade escolar sobre os procedimentos regulamentares relativos à publicação de classificações, pedidos de reapreciação/reclamação de provas e o calendário atualizado para a 2.ª fase das avaliações externas dos ensinos básico e secundário.

🚨 AVISO : O processo de reapreciação e reclamação de exames rege-se integralmente pelos termos da Norma 03/JNE/2026. A leitura deste resumo não dispensa a consulta do documento oficial, sendo que, para efeitos de recursos, as secções que regulam os direitos dos alunos e encarregados de educação constam dos Capítulos III e IV.

📄 Descarregar aqui a Norma 03/JNE/2026 (PDF)

📅 Datas Importantes (Calendário Atualizado)

De acordo com a retificação do calendário oficial do EduQA:

1.ª Fase

  • 17 de julho: Afixação das pautas com as classificações da 1.ª fase.
  • 7 de agosto: Afixação dos resultados dos processos de reapreciação da 1.ª fase.

2.ª Fase

  • 20 de julho: Início da 2.ª fase das provas e exames.
  • 20 a 24 de julho: Realização das provas de equivalência à frequência.
  • 7 de agosto: Afixação das pautas com as classificações da 2.ª fase.
  • 28 de agosto: Afixação dos resultados dos processos de reapreciação da 2.ª fase.

📝 Consulta e Reapreciação de Provas: Como proceder?

Caso o aluno ou o encarregado de educação pretenda contestar uma classificação, o processo divide-se em duas fases distintas:

Fase 1: Pedido de Consulta da Prova

O requerimento deve ser formalizado e enviado para o correio eletrónico da escola secretaria@aeazb.pt no próprio dia ou no dia útil seguinte ao da publicação da classificação inicial.

  • Nota: Não se aplica às Provas Finais do Ensino Básico (9.º ano), cujo processo de reapreciação não prevê consulta prévia.
  • 📄 Modelo a utilizar: Modelo 09/JNE (Requerimento para Consulta de Prova).

Fase 2: Formalização do Pedido de Reapreciação

Após receber a cópia da prova, se o interessado decidir avançar, dispõe de dois dias úteis para formalizar o pedido.

  • A apresentação do requerimento suspende a nota inicial. A nova classificação substitui a anterior para todos os efeitos, mesmo que seja inferior (salvo se colocar em causa a aprovação já obtida na nota inicial).
  • 📄 Modelos a utilizar:
    • Modelo 11/JNE: Para Provas Finais do Ensino Básico (Reapreciação Não Automática). (O depósito associado é de €25).
    • Modelo 12/JNE: Para exames nacionais e provas do Ensino Secundário ou provas de equivalência à frequência. (Mediante o pagamento do depósito legal estabelecido).
    • Modelo 12-A/JNE: Alegação Justificativa (deve acompanhar obrigatoriamente o Modelo 12). Atenção: Não pode conter elementos que identifiquem o aluno ou a escola, sob pena de indeferimento imediato.

Atenção: Ocorre reapreciação automática das Provas Finais (9.º ano) sempre que se verifique uma das seguintes situações:

  • a) A Classificação Final da Disciplina (CFD), após a realização da prova final do ensino básico, seja inferior à Classificação Interna Final (CIF);
  • b) O aluno se apresente à prova final com CIF de nível 2 e obtenha na prova final uma classificação entre 64% e 69% (inclusive).

Situações Especiais de Erro Material

Se a contestação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações ou erro na correção de itens de seleção múltipla, não há lugar a alegações nem pagamento de depósito.

  • 📄 Modelo a utilizar: Modelo 10/JNE (Requerimento para Retificação de Cotações).

Processo de Reclamação

Se, após o resultado da reapreciação, o aluno ainda discordar da decisão por vício processual ou discordância na aplicação dos critérios, pode reclamar nos dois dias úteis seguintes à afixação desses resultados.

  • 📄 Modelos a utilizar:
    • Modelo 15/JNE: Reclamação de Prova Final do Ensino Básico.
    • Modelo 16/JNE + Modelo 16-A/JNE: Reclamação e Fundamentação para o Ensino Secundário e restantes provas.

📥 Download dos Modelos Oficiais

Os modelos abaixo encontram-se em formato PDF editável. Devem ser descarregados, preenchidos digitalmente e remetidos para o e-mail oficial da secretaria da escola: secretaria@aeazb.pt

Poderá preencher qualquer modelo com o Microsoft Edge, clique no ícone [ T ] para digitar os dados, clique na disquete para guardar e depois assine digitalmente no computador.
Em alternativa imprima, preencha e assine manualmente.

🗓️ Calendário das Provas Escritas da 2.ª Fase

Ensino Básico (9.º Ano)

Obtido de https://iave.pt/provas-e-exames/calendario/ em 12/07/2026.

Ensino Secundário (11.º e 12.º Anos)

Obtido de https://iave.pt/provas-e-exames/calendario/ em 12/07/2026.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, contacte os Serviços Administrativos.

Votos de bom trabalho e sucesso aos nossos alunos!

Partilhar esta informação:
Artigos Relacionados